Vós que lá do vosso Império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
querer um Mundo novo a sério.
António Aleixo
Retrato de Tóssan - 1943
Retrato de Tóssan - 1943
Tricotar palavras... imagens... sons... ideias... conversar... falar de nós e dos outros, contar histórias, ouvir música, comentar notícias, fazer tricot, fazer crochet e também um pouco de má língua... Estejam à vontade!
Esta lenda está associada a um antigo padrão de pedra em Barcelos, de origem desconhecida, que tem em si gravados, em baixo relevo, a Virgem, S. Paulo, o Sol, a Lua e um Dragão de um lado e do outro um Cristo Crucificado, um Galo e Santiago sustentando um enforcado.
À noite, observaram com espanto que o galo se cobria de penas novas, se levantava e batia asas para cantar com energia. Correram todos para o lugar da forca e encheram-se de espanto ao ver o peregrino vivo, com uma corda lassa à volta do pescoço, apesar de estar pendurado. Atemorizados por este facto insólito, libertaram o peregrino galego, deixando-o seguir o seu caminho. Diz-se que em agradecimento pela ajuda de Santiago, o peregrino, passados anos, voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a Santiago.