quarta-feira, 17 de outubro de 2012

coisas que não tenho feito...

Tricot

E, a propósito, encontrei este texto aqui :
"... Existem vários estudos que falam dos benefícios para a saúde de tricotar. Os movimentos repetitivos que efectuamos provocam uma sensação de relaxamento no corpo que ajuda a aliviar o stress, a ansiedade, a depressão, baixam a pressão sanguínea e ajudam inclusive a gerir a dor crónica.
Médicos explicam que tricotar altera a química do cérebro, no sentido que diminui a libertação das hormonas do stress e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, que provocam o bem-estar. (Será por isso que estou viciada?). Muitos falam que esses movimentos repetitivos activam as mesmas partes do cérebro que a meditação e o yoga.
Penso que sentirão a mesma coisa: tricotar ajuda-nos a conectar com nós mesmos. Numa altura em que estamos tão virados para as solicitações exteriores, o momento em que tricoto é também um momento de encontro comigo.
Tricotar ajuda-nos a ser pacientes, tricotar toma o tempo. Tricotar é um acto criativo e é generosidade de horas passadas ao redor de uma peça que vai ser oferecida.
Em relação às crianças existem múltiplos benefícios também. Ainda me cruzo com várias pessoas de mais idade que aprenderam na escola técnicas de tricot, mas isso deixou de acontecer nas nossas escolas.
Nas escolas Waldorf integram o tricot no que equivale ao nosso 1º ano do 1º ciclo. Tricotar aumenta a interacção entre o lado direito e esquerdo do cérebro. Tricotar faz-nos seguir esquemas, desenvolve a motricidade fina que mais tarde vai ser tão solicitada. O tricot também faz uma óptima parceria com a matemática, pois dá-nos uma concretização prática da adição e da multiplicação. Além disso tem muito de resolução de problemas e lógica."

2 comentários:

  1. Ora não poderia concordar mais com esse texto! Acho que é uma bela altura para retomares!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana

    E além destes muitos benefícios é uma delícia... então pras agulhas!

    abraço,

    judy

    ResponderEliminar